Filet à “Café de Paris”

“À Café de Paris” é, na gastronomia, quando servimos alguma proteina ainda bem quente coberta com uma “pataca” de manteiga “à café de paris”, que é uma manteiga temperada com ervas. Logo… a manteiga deve ser preparada ANTES da execução da receita.

2 cortes de tornedos de mignon (aprox. 200g cada) ou 1 corte chateaubriand de mignon (aprox. 400g) – Ambos os cortes tirados do meio do mignon / 100g de manteiga de boa qualidade / salsa, ceboulette, tomilho, e alecrim frescos, em iguais proporções (1 colher de sopa de cada) / sal a gosto e salsa picada para finalizar

Para temperar a manteiga é fundamental que ela esteja em temperatura ambiente. Pique todas as ervas bem miudinhas e misture à manteiga, saborizando-a por igual. Leve a manteiga saborizada ao refrigerador e aguarde até que endureça.

Em uma frigideira alta (de preferência de ferro) aqueça um fio de óleo de soja até que fique fumegante e leve os cortes de mignon, temperando com sal. E grelhando todos os lados até que atinjam seu ponto de carne predileto. Retire e acomode nos pratos a serem servidos. Finalize com uma colherada da maneiga preparada sobre daca corte de filet, e polvilhe a salsa picada por cima. Repare que a manteiga vai derreter sobre o mignon, saborizando-o de uma maneira incrível.

Deixe uma resposta